quarta-feira, 31 de março de 2010

D. CARLOS E O ESTUDANTE REPUBLICANO

«D. Carlos regressava duma das suas viagens - foi em 1901 - e passava num expresso em Coimbra. (...) acabei por me encontrar, no pequeno salão do comboio, só com um homem ainda novo, de estatura regular, apessoado, bem mas despretensiosamente vestido, com um boné de viagem... Pus-me a olhar para ele, e reconheci D. Carlos!
Como ficara ali, sem que ninguém o acompanhasse?
Eu estava de capa e batina...
A natural timidez do Rei seria grande (...) mas foi ele a romper o constrangimento.
Conversámos (...)
E - o que parecerá incrível - também eu quis aconselhar o Rei!
E o Rei disse-me, sorrindo - e esse sorriso quanta bondade, quanta magnanimidade revelava! -:
- É, pois, meu amigo?
(...) ousei responder:
- Vossa Majestade só conhecerá os seus amigos, se um dia for deposto!
D. Carlos estendeu-me as mãos... Beijar-lhas-ia, se não fosse Rei.
Assim, apertei-lhas - e abraçámo-nos!
O comboio partia; saltei do salão - e ainda o Rei me disse, não sabendo o meu nome:
- Adeus, estudante; não o esquecerei...
Não esqueceu!
E eu, republicano, através de tantas lutas, não fui nunca infiel ao generosíssimo coração desse homem tão simples, tão bom, tão patriota, que foi Rei de Portugal, nem olvidarei jamais a sua memória, a memória daquele que pagou com a vida as culpas de todos - as suas e as de todos os portugueses».
in Lopes d'Oliveira, «Rema Sempre! (Memórias - Crítica - Paisagem)», Edições Cosmos, 1940, pág. 41.

4 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Faça um copy-paste e envie ao "ambassadeur du croquette/spinster". Ficará agradado.

João Afonso Machado disse...

Sr. Embaixador:

Sempre atento, V. Ex.cia, às movimentações monárquicas em Portugal (mesmo as efectuadas "pela calada da noite"), é com a maior honra que lhe dedico este post que decerto não escapará ao seu zelo e espírito crítico.

João Afonso Machado

Filipa V. Jardim disse...

João Afonso,

Primeiro foi o Presidente da Camara, agora é o Senhor Embaixador.Quem se seguirá? E tudo por causa de uma simples bandeira, que estranho.Até dá a entender que estão aflitos com o assunto...

João Afonso Machado disse...

Filipa:
Pode crer que estão aflitos, e muito. O ódio que se vai levantando com esta nossa bandeira é maior do que o que existe entre o verde e o encarnado na 2ª Circular.