terça-feira, 9 de março de 2010

Cronologia da república - 9 de Março

  • 1915

O ataque a uma padaria, pelos operários do arsenal de Lisboa, gera confrontos com a polícia

  • 1916

O governo Português, contrai um empréstimo de 2 milhões de libras, do banco central britânico, para a compra de trigo e material de guerra

O governador civil de Lisboa, manda dissolver a união Operária, a federação dos metalúrgicos, a federação da construção cívil e a união dos sindicatos de Lisboa, justificando-se com a falta de legislação sobre a matéria

  • 1920

Greve dos correios e telégrafos

Tumultos na assembleia

  • 1922

O governo encerra o sindicato da Carris

Fontes: aqui

1 comentário:

Ega disse...

SOBRE A DEMOCRACIA REPUBLICANA.
A "IGUALDADE" E A "FRATERNIDADE" PARA AQUILINO RIBEIRO, EM CARTA A AMIGO (excertos):

«No regresso à esquadra as pernas vergavam-me de fraqueza, tive náuseas (...).
Na outra manhã apareceu-me um preto repelente que me chamou sócio, trazendo dois decilitros de água fétida (...). E como, devorei, apanhei daquele chão infamado por gerações de assassinos as migalhas que caiam (...)
Exarado que foi o longo auto, com veemencia protestei contra aquele regime de fome e frio a que me haviam submetido. Apareceu-me então aquela cara de esbirro, escaveirando-se em todo o cinismo e crueldade:
- O Sr. queria dar cabo da policia e da municipal, covardemenete, à bomba (...)
Levantei a afirmação e redarguindo se o povo não era covardemente assassinado nas ruas?
- O povo é canalha - tornou-me ele afogueado.
E aí fiquei eu com 138 reis de ração por dia, servida ainda para cúmulo por um galego mais sórdido que um judeu (...).

(Publicada em O País de 10.FEV.1908 - após o Regicídio, em que Aquilino estava envolvido)