segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Regicídio em 2009



Ontem fez 101 anos que mataram Sua Majestade D.Carlos I e seu filho D.Luis Filipe, claro que não muitos mas algumas pessoas pouco civilizadas devem achar bem se bem que segundo uma sondagem em 2008 80% da população condenava abertamente o Regicídio. Independentemente das crenças políticas naquele dia morreram 5 pessoas, duas foram caçadas como animais ( o Rei e seu filho ), e os outros os assasinos e um inocente ou não porque se sabe hoje que não eram dois mais pelo menos 5 atiradores. Eram seres humanos mas aqueles que não tinham culpa nenhuma e que não tinham as mãos com sangue eram D.Carlos e seu filho, os outros por matarem um Rei e um Princípe não eram heróis e não são … mataram a pesar de tudo dois seres humanos. Hoje todos condenam quando a ETA mata pessoas ou quando a Al-Queda mata alguém … há 100 anos vários chefes de estado foram assasinados, desde Reis até ao presidente dos EUA. Achava-se ideologicamente que o chefe de estado era o culpado de tudo o que assombrava o Povo, hoje isso é inconcebível embora nos últimos 100 anos temos tido vários exemplos que nos demonstram o contrário : desde Kennedy ao presidente do Egipto,etc … Foi um Regicídio que provocou a 1ª Grande Guerra.

A História demonstra-nos que é cíclica, por muito que Marx tenha tentado inventar a Roda nem sequer conseguiu a formula mágica para curar as feridas do Povo. Contemporâneos dele de Esquerda Anarquista estão por detrás da mentalidade fruto da época que legitimava os regicídios ou presidicídios. Há 100 anos a vida humana tinha muito pouco valor tanto para a classe trabalhadora como para os militares que não passavam de carne para canhão.

Hoje continuamos com os mesmo problemas senão vejamos o que Eça de Queiroz dizia em 1871 :

“O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os carácteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte: o país está perdido!”

O que mudou hoje ? Mataram um Rei e o filho, mataram um Presidente da República eleito pelo primeiro sufrágio universal feito em Portugal > Sidónio Pais. deram-nos de 1910 a 1974 uma autêntica guerra civil e uma ditadura republicana de 48 anos … e o Povo sempre na mesma. A Monarquia era a culpada de tudo mas não explicam e nem mudaram nada para melhor … só para pior.

Em 1910 Portugal estava entre os 6 países mais fortes economicamente na Europa, Portugal era uma potência política onde nenhum estrangeiro confundia com Espanha e conheciam a nossa bandeira. Hoje a OCDE diz que os países onde há mais justiça social é nas monarquias europeias, tenho amigos na Holanda, Espanha, Inglaterra … nenhum me disse que não havia democracia e nem Liberdade. No entanto dos 10 países europeus mais fortes 7 são monarquias e nós estamos em 27 segundo a OCDE.
A Monarquia era mais gastadora muitos dizem mas por acaso sabem que a Casa Real Espanhola gasta 9 milhões de euros anuais a sustentar a família e a manter as propriedades e a Casa Civil do Cavaco gasta 16 milhões de euros anuais ?????
Pois muitos não querem sustentar uma Corte mas não sabem que sustentamos as cortes de todos os ex-presidentes da república até hoje … Será que um voto vale assim tanto ? 16 milhões de euros ? É imoral ….

Lembremos hoje o Artista, o Estadista, o brilhante estratega … não esqueçamos o seu filho !
Não esqueçamos antes de tudo donde viemos, quem somos e o que queremos … Um Portugal melhor !

O Rei Está Morto ! VIVA O REI !

8 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

A minha opinião de cavacadas e quejandos é tão má que prefiro mais nada dizer. Não tenho posses para sustentar processos em tribunal. Nenhum "deles", digo e repito, NENHUM "deles" chega sequer à unha negra do pé esquerdo de D. Carlos! Nem sequer de D. Amélia, quanto mais...

Maria Menezes disse...

Bom texto! Já imaginaram se os monárquicos matassem "a família presidencial", será que existe "família presidencial? Bem, o cavaco, a cavaca e os cavaquinhos o que seria? Éramos presos, julgados e o processo não desaparecia de certeza... LOL!

Nuno Castelo-Branco disse...

Nada disso, Maria... eles estão bem guardados e protegidos. Nem sequer deixam avionetas sobrevoar a zona onde fazem banhos de sol na piscina! Devem ter medo que as fotos apareçam na Playboy e Playgirl. deve ser...

Luís Bonifácio disse...

Como se alguém quisesse matar o Sr. Silva e a D. Maria Cavaco!

Mas como estamos na República do desperdício, talvez haja algum republicano que queira desperdiçar balas naquilo.

Agora Monárquicos não há com certeza.

Anónimo disse...

Artista! um chulo como o resto da nobreza que aproveitava a miséria das filhas do povo para as levar para a cama em troca de um bocado de pão.Prefiro morrer pobre e de pé! que farto com a cara encostada ao chão, como um suino á procura dos restos

Nuno Castelo-Branco disse...

Falando em chulices.... vá até ao OGE e veja bem para onde vai o SEU dinheiro. Quanto a "levar para a cama", enfim, o seu regime não é lá muito bom exemplo! Vida privada quer dizer isso mesmo. Esta mania de usarem como "bomba atómica" o que os outros fazem dentro de portas, roça a patologia. Além do mais, é reles e não têm nada com isso. Ou gosta que se intrometam na sua vida privada?

Anónimo disse...

Tantos chulos de 1910 a 1974 pelo menos que até doi :))

Ricardo Gomes da Silva disse...

Bem se as "filhas do povo" têm de ir para a cama por um bocado de pão é porque provavelmente o marido ou pai em vez de estar a trabalhar estava à porta da tasca a discutir os males da politica e como pôr uma bomba.

Os reaccionários nunca tiveram grande aptidão para trabalhar, porque é necessário seguir ordens e planos com esforço.
É mais facil culpar os outros das nossas próprias falhas

E quanto ao "morrer de pé"...muitos morreram assim a caminho dos campos de concentração nazis e tal como eles as esposas, filhos, filhas , pais...etc
Não vejo onde está a provavel dignidade!?

Mas como se calhar não tem familia e vive à conta dos pais não tem essa percepção